terça-feira, 27 de outubro de 2009

Eutanásia na Holanda

Novamente com uma noticia recente, surge-nos um verdadeiro caso sobre a eutanásia.

Um tribunal holandês condenou a dez meses de prisão - oito com pena suspensa - o responsável de um movimento pelo direito ao suicídio assistido que ajudara uma idosa doente a pôr fim à vida.

A mulher, 80 anos, morreu em Novembro de 2007 após ter ingerido uma dose letal de pentobarbital, que, segundo a acusação, fora fornecido aos filhos pelo responsável do movimento depois da recusa dos médicos a fazê-lo.

Os filhos da idosa, que a ajudaram a ingerir o produto, não foram processados.

O acusado foi declarado culpado de infracção à lei holandesa sobre a eutanásia, que estipula que só um médico pode proceder a tal acto.

O número de eutanásias declaradas na Holanda aumentou 9,95 por cento em 2008 em relação ao ano anterior, segundo o relatório das comissões encarregues de verificar a sua legalidade, divulgado na sexta-feira.

Os médicos registaram 2.146 eutanásias e 152 casos de "ajuda ao suicídio". Em 33 casos trata-se de uma combinação entre a ajuda ao suicídio e a eutanásia, precisa esta fonte. Dez casos não respeitavam os critérios impostos pela lei e foram transmitidos à Justiça e aos serviços de inspecção de saúde competentes, segundo o relatório.


Lusa, 30 de Maio de 2009

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Eluana Englaro


Como prometido, viemos expor um dos casos mais recentes do que as pessoas julgam ser um caso de eutanásia.

Eluana Englaro


Eluana Englaro, a italiana, de 38 anos, que se encontrava em estado vegetativo persistente desde 1992, quando sofreu um acidente de automóvel, morreu ontem à noite na clínica La Quiete, em Udine. Tinha deixado de ser alimentada artificialmente há três dias.


O pai de Eluana, Beppino Englaro, que durante anos lutou nos tribunais italianos e europeus para que este dia chegasse, pediu aos jornalistas que o deixem em paz a partir de agora. "Não quero dizer nada. Quero estar sozinho", disse Beppino que, segundo os media italianos, estava visivelmente comovido. O Vaticano, que durante os últimos meses fez forte pressão para conseguir travar esta morte assistida, manifestou, como seria de esperar, a reacção mais dura ao desaparecimento de Eluana. "Que o Senhor perdoe aos que são responsáveis por isto", disse o ministro da Saúde do Vaticano, o cardeal Javier Lozano Barragan.

10 de Fevereiro de 2009 - Diário de Notícias


Aproveitando agora esta noticia relativamente recente, aproveitamos para explicar o porquê de este caso ter sido erradamente considerado eutanásia. A eutanásia é quando o doente pede que lhe ponham fim à vida, o que neste caso difere no facto de que não foi feito um pedido morte assistida mas sim um pedido de "nao lhe prolongarem a vida" - coisas realmente distintas.

Pedir que nao lhe prolonguem a vida é diferente de pedir a morte assistida, na medida em que, a pessoa só não quer que lhe tentem aumentar o tempo de vida, quer apenas viver o que o destino lhe reservou. Há casos muito semelhantes em que se pode considerar eutanásia passiva (retirar os cuidados médicos ao doente).


26.Outubro.2009

Abertura do blog

Somos alunos do 12ºano de área de projecto, e com este blog pretendemos falar acerca da eutanásia e transmitir toda a informação que conseguirmos angariar para passar à comunidade escolar e extra-escolar.
Todos os projectos desenvolvidos ao longo do ano, tanto na Escola Secundária 3 EB. Dr.Jorge Augusto Correia - Tavira, como fora deste estabelecimento serão devidamente calendarizados e expostos no blog. Notícias actuais que surjam acerca desta temática serão aqui "esmiuçadas" e faladas.
Enquanto jovens conscientes e dinâmicos, queremos tratar desta ‘questão fracturante’ como deve ser tratada – com respeito, dignidade e responsabilidade. É preciso fazer pensar a população e ajudar as pessoas a definirem uma opinião válida e fundamentada acerca da Eutanásia, quer seja a favor ou contra.
A actualizaçao deste blog será feita semanalmente.
Agradecemos os vossos comentários e participação no blog.

Seguidores