segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

EUTANÁSIA VOLUNTÁRIA, NÃO-VOLUNTÁRIA E INVOLUNTÁRIA

A eutanásia voluntária é quando a morte é provocada atendendo a uma vontade do paciente, ou seja, quando uma pessoa ajuda outra a acabar com a sua vida. Como, por exemplo, o caso de Ramón Sampedro e de Vincent Humbert.
Mesmo que a pessoa já não esteja em condições de afirmar o seu desejo de morrer, a eutanásia pode ser voluntária. Pode-se desejar que a própria vida acabe, no caso de se ver numa situação em que, embora sofrendo de um estado incurável e doloroso, a doença ou um acidente tenham tirado todas as capacidades racionais e já não seja capaz de decidir entre a vida e a morte. Se, enquanto ainda capaz, tiver expresso o desejo reflectido de morrer quando numa situação como esta, então a pessoa que, nas circunstâncias apropriadas, tira a vida de outra actua com base no seu pedido e realiza um acto de eutanásia voluntária.
A eutanásia é não-voluntária quando a pessoa a quem se retira a vida não pode escolher entre a vida e a morte para si ― porque é, por exemplo, um recém-nascido irremediavelmente doente ou incapacitado, ou porque a doença ou um acidente tornaram incapaz uma pessoa anteriormente capaz, sem que essa pessoa tenha previamente indicado se sob certas circunstâncias quereria ou não praticar a eutanásia.
A eutanásia é involuntária quando é realizada numa pessoa que poderia ter consentido ou recusado a sua própria morte, mas não o fez ― seja porque não lhe perguntaram, seja porque lhe perguntaram mas não deu consentimento, querendo continuar a viver. Embora os casos claros de eutanásia involuntária são relativamente raros, há quem defendesse que algumas práticas médicas largamente aceites (como as de administrar doses cada vez maiores de medicamentos contra a dor que eventualmente causarão a morte do doente, ou a suspensão não consentida ― para retirar a vida ― do tratamento) equivalem a eutanásia involuntária.

25 comentários:

  1. E como vivem as familias depois disso?
    eu sou comtra!e na minha opiniao o paciente que tem condiçao de se comunicar ele tem o direito de decidir sobre a sua vida ,pois estara fazendo o que é de sua propria vontade,"eutanasia nao comcordo"ninguem tem esse direito de tirar a vida dos outros seja na vida ou na lei!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A eutanásia não voluntária refere-se, por exemplo, a bebés recém nascidos que nasceram com uma doença grave, incurável, ou que sofreram um acidente que os tornou incapacitados, ou seja, eles nunca serão capazes de pensar e normalmente encontram-se num estado vegetal e só se encontram-se vivos no hospital, à custa de uma máquina que os mantêm vivos.

      Eliminar
  2. CONTRA ... CONCORDO.
    vai aprender a escrever para discordar e concordar com as coisas, desprovida de inteligência.

    ResponderEliminar
  3. Concordo, só assim conseguem ter um fim de vida digno!

    ResponderEliminar
  4. sou compeltamente contra a eutanasia.cada um tem o seu tempo de vida estipulado e ninguem tem o poder de tirar a vida a ninguem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. quem quer que seja a pessoa que está vivendo com ajuda de aparelhos e vegentando numa cama já teve o tempo de vida prolongado excessivamente...

      Eliminar
  5. Cada um tem o seu tempo de vida e o direito à vida, não a obrigação de viver! Somos livres de decidir o que queremos fazer da nossa vida! Temos de encarar a eutanásia como dar uma volta de mota e na curva... ups... morreu...

    ResponderEliminar
  6. É um tremendo acto de egoismo, manter uma pessoa viva para por questões sentimentais "nossas", quando essa pessoa está num sofrimento imensurável. Sou a favor claro, pois ninguem tem o direicto de manter o sofrimento de uma pessoa. Mas todos os argumentos de um lado e de outro sao válidos.

    ResponderEliminar
  7. contra.E é um tremendo egoismo matar alguem porque estar sofrendo.

    ResponderEliminar
  8. egoísta é quem deixa a outra pessoa viver portando uma doença incurável, sem expectativa de melhora e sentindo muita dor..

    ResponderEliminar
  9. egoismo eh matar
    qnts pessoas estavam sem sinal nenhum de vida e na desesperança do médico elas reagiram.
    Exemplo aquela fã da adele que iam desligar os aparelhos dela no final do dia e quando a mae chegou e cantou uma musica da adele ela reagiu com um sorriso e os aparelhos naum foram mais desligados

    ResponderEliminar
  10. Quais são as causas e as consequências da Eutanásia?

    ResponderEliminar
  11. Somos a favor da eutanasia, dependendo dos casos, tais como: a libertaçao de uma dor insuportavel por doença incuravel. A eutanasia é um meio pelo qual o doente opta por uma morte digna e sem sofrimento."Pois quem sofre só o sabe!"

    ResponderEliminar
  12. Não podem simplesmente dizer concordo ou discordo devem sempre ser explícitos face a que acto e sob que condições...O tema da eutanásia em si é muito abrangente e depende das condições que nos são apresentadas. Pessoalmente, sou a favor da eutanásia em caso de doenças que causam sofrimento e degenerações físicas em pacientes terminais. Tendo estes pacientes um direito fundamental que é o da liberdade acho que em caso de consentimento mútuo entre o paciente e o executante deveria ser permitida a eutanásia voluntária e sempre que possível na forma de suícidio assistido. No caso de pacientes que não se podem manifestar de forma alguma acho que deveria ser realizada uma análise aos estímulos cerebrais porque apesar de não haver linguagem pode ainda haver individualidade humana e daí ter-se de respeitar a dignidade da mesma. Caso não haja atividade, acho que quem sofre paralelamente (família, outros) é que deveria ter o poder decisivo e jamais um comité hospitalar qualquer. Quanto à eutanásia involuntária penso que existe geralmente uma vontade de viver subjacente, apesar do sofrimento, que deve, neste e em qualquer outro caso, ser respeitada havendo uma recusa da minha parte da prática da eutanásia. Não deixem o vosso individualismo ser consumido pelas vossas culturas, sociedades e crenças religiosas. Só conseguirão ser voçês mesmos, quando pensarem por voçês.

    ResponderEliminar
  13. 100% contra as pessoas tem direito a vida

    ResponderEliminar
  14. Sou a favor da eutanásia! Todo ser Humano tem o direito de ter uma vida digna, com saúde, com os familiares, lazer, trabalho, amigos, enfim... A partir do momento em que o paciente tem todos esses direitos e sua própria liberdade retirada dele de forma involuntária em virtude de uma doença incurável, seria justo, ao menos, ter uma morte digna sem ter que passar anos de sua vida "vivendo" sob influencia de altas dosagens de medicamentos para aliviar as dores, ou em virtude de aparelhos a espera de um milagre (para os religiosos) ou da evolução da ciência . Na minha opinião, o estado não deveria interferir na decisão daquele paciente em estado terminal, mas defendo a atuação do estado em relação ao controle desse procedimento(eutanásia), visando impedir algumas ilegalidades que vierem a surgir. De fato, é uma questão complexa que sempre gerou vários posicionamentos, além de ser tema que deve ser analisado com muito cuidado, já que estamos tratando do bem jurídico mais valioso do ser humano, a vida.

    ResponderEliminar
  15. eu sou totalmente contra, contra a eutanásia porque ninguém tem o direito de tirar a vida a ninguém, nem mesmo sequer a si próprio (esse direito pertence Àquele que é o autor da vida, Deus), sou contra a eutanásia não-voluntária, foi exatamente o que os nazis fizeram às pessoas deficientes e com atrasos mentais, só não tiveram a lembrança macabra de dizer que era para bem dos próprios, eles procuravam o bem (à sua maneira) de todos os outros erradicando essas doenças da face da terra; finalmente sou contra a eutanásia involuntária pelas mesmas razões já mencionadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não querendo ofender, penso que está a confundir eutanásia com homicídio. E parece-me estranho que seja vontade de Deus, retirar a capacidade de sobreviver a alguém, para que esteja ligado permanente a um suporte básico de vida, artificial. Não estaremos a subverter a vontade de Deus apenas quando mais nos interessa?

      Eliminar

Seguidores