quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Olá a todos,
Primeiro queríamos mais uma vez agradecer a colaboração de quem participou no questionário do nosso blogue...
Depois queríamos mostrar a todos vocês qual a resposta correcta, e a sua respectiva explicação!
Questão n.3
Quantos tipos de eutanásia existem?
- 1
- 2
- 3
- 4
Resultado: 100% das votações incidiram na terceira resposta
e a resposta correcta é..............3
Explicação: Existem apenas três tipos de eutanásia: Mistanásia, Ortotanásia e Distanásia.
Questão n.4
Qual destes conceitos não é considerado um tipo de eutanásia?
- Mistanásia
- Sistanásia
- Ortotanásia
- Distanásia
Resultado: 16% das votações indicaram a segunda resposta, 33% incidiram na terceira resposta e 50% das votações incidiram com a última resposta
e a resposta correcta é............Sistanásia
Explicação: Como já tinhamos indicado existem três tipos de eutanásia. A mistanásia é o acto de negar os cuidados médicos a doentes sem capacidade financeira para os pagar. Chamada “eutanásia dos pobres”, a ortotanásia é o termo utilizado pelos médicos para definir a morte natural, sem interferência da ciência, permitindo ao paciente morte digna, sem sofrimento, deixando a evolução e percurso da doença e a distanásia é a prática pela qual se continua através de meios artificiais a vida de um enfermo incurável.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Olá a todos,

Primeiro queríamos agradecer a colaboração de quem participou no questionário do nosso blogue...

Depois queríamos mostrar a todos vocês qual a resposta correcta, e a sua respectiva explicação!
Questão n.1
O que se considera eutanásia?
- Matar-se
- Ser morto por outrém com assistência médica
- Morrer sem assistência médica
- Pedir para nao ser ligado às máquinas
Resultado: 77% das votações incidiram na segunda resposta e 22% incidiram na última resposta
e a resposta correcta é.........Ser morto por outrém com assistência médica
Explicação: A eutanásia é muitas vezes associada à palavra "máquinas" no entanto, consiste no pedido de que se desliguem as máquinas e não no pedido de que estas não sejam ligadas. A eutanásia é o acto de o doente pedir que o deixem morrer com dignidade, enquanto que o acto de pedir para que o doente nao seja ligado às máquinas é para evitar que se prolongue a vida, do mesmo, a todo o custo. Como existe alguma dificuldade na distinção dos dois conceitos, algumas das respostas dadas no questionário penderam para a presença da palavra "máquinas".
Questão n.2
Em qual destes países é a eutanásia legal?
- Itália
- Holanda
- Portugal
- França
Resultado: 75% das votações incidiram na segunda resposta, 16% incidiram na primeira resposta e 8% incidiram na última resposta.
e a resposta correcta é..........Holanda
Explicação: na Holanda, a eutanásia voluntária e a assistência médica ao suicídio estão formalmente legalizados desde 2002, sendo por isso o primeiro país a legalizar esta prática, enquanto que os outros países se mantém numa posição de negação. Em Itália, devido ao caso de Eluana Englaro (já falado num post anterior) a população dividiu-se chegando mesmo a por-se em causa a sua legalização.
Obrigada pela vossa participação!

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Rapaz de 14 anos em Silves

Notícia da actualidade

Silves: Brincadeira entre dois amigos acaba em tragédia.
Um jovem de 14 anos foi atingido na cabeça, na passada sexta-feira à noite, dia 27 de Novembro, por um tiro acidental de espingarda de ar comprimido que estava nas mãos de um amigo, de 16 anos em Algoz, Silves.
O disparo a pouco mais de um metro de distância provocou-lhe lesões em 98% do cérebro e os médicos pouco puderam fazer para o salvar.
O chumbo "entrou por cima do olho esquerdo e provocou-lhe lesões graves", explicou o pai da criança ao Correio da Manhã, José Marques, momentos após a trágica notícia.
"Ele gostava de dar tiros ao alvo, mas desta vez o alvo foi ele", lamenta o pai. Quando o incidente ocorreu, a brincadeira dos tiros às latas já tinha terminado e os dois amigos preparavam-se para guardar a espingarda numa mala. Foi então que, ao embater na quina de uma porta, a arma disparou e atingiu Duarte."
"Quando caiu no chão ele ainda disse que estava com dores, mas depois já não falou mais", recordou ao Correio da Manhã Ricardo Vieira, o amigo da vítima que tinha a arma na mão.
A decisão de desligar as máquinas que mantinham Duarte vivo no Hospital de Faro foi comunicada dia 29 de Novembro pela manhã aos pais.
in Correio da manhã, 30 de Novembro

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Ramón Sampedro (05.Jan.1943 - 15.Jan.1998)



Apresentamos mais um caso polémico e bastante conhecido retratado no filme "Mar Adentro" de Alejandro Amenábar.

Ramón Sampedro

Aos 26 anos ficou tetraplégico e assim permaneceu durante 29 anos. A sua luta perante os tribunais teve uma duração de cinco anos, não obtendo a solicitada autorização para morrer, no ano de 1993.

É então que pede ajuda aos seus amigos para que ponham fim à sua vida, tal situação tem lugar numa pequena aldeia na Galiza (Porto do Son) a 15 de Janeiro, para a qual ele se muda em 1997 (o ano anterior à tragédia). Os seus últimos momentos de vida encontram-se registados num pequeno vídeo onde Ramón fala com a consciência da sua própria morte.

A sua amiga acaba por ser incriminada pelo homícidio, acabando por sair ilibada perante os tribunais em 2003.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Debbie Purdy


Novamente um caso a levantar polémica recentemente, uma britânica, de 45 anos, que sofre de esclerose múltipla está presentemente a estudar a hipótese de viajar à Suíça no futuro, em consequência da evolução da sua doença, para poder colocar fim à vida na clínica Dignitas, onde é legalizada a eutanásia.
Debbie perdeu, no dia 29.Outubro do presente ano, em Londres, a batalha judicial que vinha a travar para assegurar que o seu marido nao viesse a ser condenado à prisão, no caso de a ajudar a morrer futuramente.
Debbie e o seu marido, o músico Cubano - Omar Puente, pretendiam que o Tribunal Superior de Londres obrigasse o Ministério Público a precisar em que circunstâncias uma pessoa pode ser processada por ajudar outra a morrer no estrangeiro.

Questão Polémica
No Reino Unido a eutanásia é considerada crime e pode dar direito a uma pena de prisão até 14 anos, no entanto quase uma centena de cidadãos britânicos já puseram fim à vida na clínica Suíça Dignitas, especializada em Suicídio assistido. Até ao presente dia nenhum dos seus familiares tiveram que responder perante a justiça.
Infelizmente Debbie teme que tal não suceda com o seu marido.
Purdy tem as faculdades mentais intactas, mas já não consegue andar. A parte superior do seu corpo está a debilitar-se progressivamente devido à doença.
Debbie Purdy apresentou recurso ao Tribunal da Relação e confia que o Parlamento britânico vai rever a legislação.

17.Novembro.2009
Maria Luiza Rolim

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Terri Schiavo (3/12/1963-31/3/2005)



Era uma adolescente gorda, com mais de 90 quilos. No Liceu começou uma rigorosa dieta, que se prolongou após o casamento (1984). Terri emagreceu de tal forma que no dia 25 de Fevereiro de 1990 acabou por desfalecer na sua casa. A desordem alimentar era de tal ordem que provocou uma desregulação dos níveis de potássio no organismo, entrando num estado vegetativo permanente, tendo que ser alimentada através de um tubo. Durante 15 anos o seu marido lutou contra os seus pais nos tribunais norte-americanos para que lhe fosse retirado o tubo de alimentação, pondo fim à sua vida vegetativa, o que veio a ser autorizado.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Boa tarde,
viemos informar sobre o próximo evento a realizar na Escola Secundária de Tavira organizado pelo grupo de área de projecto da turma 12ºA1 em conjunto com o projecto escolar "Portal Mágico" e o professor José Couto , a tratar o tema da "eutanásia".

Dia 18 de Novembro pelas 14h10 no auditório escolar, a passagem de o filme "Escafandro e a borboleta", com a finalização num debate organizado pelos elementos do grupo.

Até à próxima...contamos com vocês

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Eutanásia na Holanda

Novamente com uma noticia recente, surge-nos um verdadeiro caso sobre a eutanásia.

Um tribunal holandês condenou a dez meses de prisão - oito com pena suspensa - o responsável de um movimento pelo direito ao suicídio assistido que ajudara uma idosa doente a pôr fim à vida.

A mulher, 80 anos, morreu em Novembro de 2007 após ter ingerido uma dose letal de pentobarbital, que, segundo a acusação, fora fornecido aos filhos pelo responsável do movimento depois da recusa dos médicos a fazê-lo.

Os filhos da idosa, que a ajudaram a ingerir o produto, não foram processados.

O acusado foi declarado culpado de infracção à lei holandesa sobre a eutanásia, que estipula que só um médico pode proceder a tal acto.

O número de eutanásias declaradas na Holanda aumentou 9,95 por cento em 2008 em relação ao ano anterior, segundo o relatório das comissões encarregues de verificar a sua legalidade, divulgado na sexta-feira.

Os médicos registaram 2.146 eutanásias e 152 casos de "ajuda ao suicídio". Em 33 casos trata-se de uma combinação entre a ajuda ao suicídio e a eutanásia, precisa esta fonte. Dez casos não respeitavam os critérios impostos pela lei e foram transmitidos à Justiça e aos serviços de inspecção de saúde competentes, segundo o relatório.


Lusa, 30 de Maio de 2009

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Eluana Englaro


Como prometido, viemos expor um dos casos mais recentes do que as pessoas julgam ser um caso de eutanásia.

Eluana Englaro


Eluana Englaro, a italiana, de 38 anos, que se encontrava em estado vegetativo persistente desde 1992, quando sofreu um acidente de automóvel, morreu ontem à noite na clínica La Quiete, em Udine. Tinha deixado de ser alimentada artificialmente há três dias.


O pai de Eluana, Beppino Englaro, que durante anos lutou nos tribunais italianos e europeus para que este dia chegasse, pediu aos jornalistas que o deixem em paz a partir de agora. "Não quero dizer nada. Quero estar sozinho", disse Beppino que, segundo os media italianos, estava visivelmente comovido. O Vaticano, que durante os últimos meses fez forte pressão para conseguir travar esta morte assistida, manifestou, como seria de esperar, a reacção mais dura ao desaparecimento de Eluana. "Que o Senhor perdoe aos que são responsáveis por isto", disse o ministro da Saúde do Vaticano, o cardeal Javier Lozano Barragan.

10 de Fevereiro de 2009 - Diário de Notícias


Aproveitando agora esta noticia relativamente recente, aproveitamos para explicar o porquê de este caso ter sido erradamente considerado eutanásia. A eutanásia é quando o doente pede que lhe ponham fim à vida, o que neste caso difere no facto de que não foi feito um pedido morte assistida mas sim um pedido de "nao lhe prolongarem a vida" - coisas realmente distintas.

Pedir que nao lhe prolonguem a vida é diferente de pedir a morte assistida, na medida em que, a pessoa só não quer que lhe tentem aumentar o tempo de vida, quer apenas viver o que o destino lhe reservou. Há casos muito semelhantes em que se pode considerar eutanásia passiva (retirar os cuidados médicos ao doente).


26.Outubro.2009

Abertura do blog

Somos alunos do 12ºano de área de projecto, e com este blog pretendemos falar acerca da eutanásia e transmitir toda a informação que conseguirmos angariar para passar à comunidade escolar e extra-escolar.
Todos os projectos desenvolvidos ao longo do ano, tanto na Escola Secundária 3 EB. Dr.Jorge Augusto Correia - Tavira, como fora deste estabelecimento serão devidamente calendarizados e expostos no blog. Notícias actuais que surjam acerca desta temática serão aqui "esmiuçadas" e faladas.
Enquanto jovens conscientes e dinâmicos, queremos tratar desta ‘questão fracturante’ como deve ser tratada – com respeito, dignidade e responsabilidade. É preciso fazer pensar a população e ajudar as pessoas a definirem uma opinião válida e fundamentada acerca da Eutanásia, quer seja a favor ou contra.
A actualizaçao deste blog será feita semanalmente.
Agradecemos os vossos comentários e participação no blog.

Seguidores